O Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura (INFOC), coordenado por Sonia Kramer (PUC-Rio) e Maria Fernanda Rezende Nunes (Unirio), realiza, desde 1993, pesquisas sobre alfabetização, leitura e escrita, políticas públicas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, formação de seus profissionais, interações de crianças e adultos na cultura contemporânea e gestão pública. Situado no âmbito dos estudos culturais, está comprometido com as políticas públicas de infância e de formação, concebendo crianças e adultos como sujeitos sociais, produtos e produtores da cultura.
Desde o início, a escuta sensível desses sujeitos tem sido levada em conta na trajetória de pesquisa do INFOC, que se apoia na perspectiva interdisciplinar com fundamentos na psicologia, na sociologia e na filosofia, em especial em Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Walter Benjamin e, mais recentemente, Martin Buber. O estudo desses teóricos e as contribuições da antropologia e da sociologia da infância favorecem um conhecimento denso, sensível e ético para compreender crianças e adultos e suas interações no mundo contemporâneo.
No Brasil, a Constituição de 1988 foi a primeira a reconhecer o direito das crianças de 0 a 6 anos à educação em creches e pré-escolas, afirmando o dever do Estado em garantir este direito. A democratização da educação infantil se configura como meta da sociedade brasileira e como foco das políticas educacionais. Neste contexto, são tarefas centrais a investigação e a formação de profissionais – gestores e professores – que atuam na concepção, implantação e gestão de propostas, bem como no trabalho direto com crianças em creches, pré-escolas e escolas.
É com a consciência da nossa responsabilidade social que temos atuado na educação infantil, no campo da alfabetização, leitura e da escrita, no ensino fundamental, na formação de professores e nas assessorias. A disseminação do conhecimento produzido é o motivo deste site, facilitando o acesso e tornando mais prática e rápida a possibilidade de leitura, intercâmbio, diálogo e crítica.