Festival de Cultura Yiddish – ingressos à venda
23/11/2024 / 5:00 pm - 26/11/2024 / 5:00 pm
| R$40 – R$80Três dias incríveis com teatro, música e literatura no Teatro Jóia, em Copacabana, e na PUC-Rio, na Gávea.
O Núcleo Viver com Yiddish apresenta:
Teatro, música e literatura Yiddish, com participação de artistas renomados em apresentações inesquecíveis!
23 de Novembro, Sábado, às 17h
Cine Teatro Joia, Copacabana — Rio de Janeiro
Peça de teatro:
Demônios de Isaac Bashevis Singer
Esta é uma dramatização baseada em dois contos de Isaac Bashevis Singer, דער שפּיגל (O Espelho) e מעשׂה-טישעוויץ (O Último Demônio). Recheada de humor, relata a ascensão e queda de um demônio enviado para provocar tentações em judeus de uma pequena cidade na Polônia antes da segunda guerra.
A peça tem duração de 80 minutos e será apresentada em Yiddish com legendas em português. Conta com a participação dos atores internacionais Shane Baker e Miryem-Khaye Seigel.
24 de Novembro, Domingo, às 17h
Cine Teatro Joia, Copacabana — Rio de Janeiro
Show do grupo musical
Viver com Yiddish
Repertório inédito e participações especiais!
O Grupo Musical Viver com Yiddish celebra 8 anos de trajetória com repertório inédito e participação especial de Miryem-Khaye Seigel. O grupo tem um álbum duplo intitulado “Likhtik / Iluminado” e é conhecido por resgatar a música Yiddish com uma interpretação vibrante e contemporânea.
26 de Novembro, Terça, às 14h
PUC-Rio, Gávea
Lançamento do livro (ebook)
Literatura, música e cinema: resistência na língua e cultura Yiddish
Segundo livro lançado pelo Núcleo Viver com Yiddish, esta obra é organizada por Sonia Kramer, Marcia Antabi e Inés Miller. Reúne textos de estudiosos, pesquisadores, artistas e professores de Yiddish, todos voltados à resistência cultural e linguística da língua Yiddish, nas áreas de literatura, música e cinema. O livro é em formato digital (e-book) e será distribuído gratuitamente para download no lançamento!
Sobre os artistas:
TEATRO: Demônios de Isaac Bashevis Singer
Shane Baker (ator) é uma das figuras mais proeminentes do teatro Yiddish contemporâneo. Reconhecido mundialmente como um dos principais atores em Yiddish, tem apresentações em Nova York, Londres, Suécia, Tóquio, Buenos Aires entre outros palcos. Shane é diretor do Congress for Jewish Culture, dedicando sua carreira à preservação e divulgação da cultura e da língua Yiddish, além de apoio a grupos que trabalham pela resistência da língua e da cultura Yiddish em diversos países. Traduziu Esperando Godot para o Yiddish, que representou em produções off-Broadway, entre outras. É ex-aluno da The Ridiculous Theatrical Company.
Miryem-Khaye Seigel (atriz) é cantora, atriz e compositora com grande experiência no cenário Yiddish. Sua carreira abrange atuações no teatro, shows de música e gravações de álbuns voltados à tradição judaica. Com uma poderosa presença de palco e performances emocionantes, conecta o público à rica herança Yiddish. Se apresentou nos Estados Unidos, Suécia e outros países, contracenando frequentemente com Shane Baker, The Hebrew National Salvage de Hankus Netzky e com outros artistas da cena Yiddish e klezmer.
Moshe Yassur (diretor) dirigiu obras tradicionais e contemporâneas em Yiddish no Jewish State Theatre em Bucareste, estreando Judith de Howard Barker, What the Butler Saw de Joe Orton e The Belle of Amherst, bem como peças de Ionesco nos principais teatros romenos. Dirigiu a estreia mundial de Esperando Godot em Yiddish, com temporadas off-Broadway em Nova York, no Enniskillen Happy Days International Beckett Festival, no Paris Commencez Beckett Festival e, mais recentemente, no Royal Dramatic Theater, em Estocolmo.
Beate Hein Bennett (co-diretora e dramaturga) tem doutorado em Literatura Comparada e atuou como co-diretora de produção em Esperando Godot.
Isaac Bashevis Singer (autor) Um dos mais importantes escritores em Yiddish, Bashevis Singer publicou dezenas de romances, contos e histórias infantis sobre a vida, os costumes e desafios do povo judeu no Leste Europeu e na América. Em 1978, recebeu o Prêmio Nobel por suas obras em Yiddish. Traduzido e publicado no mundo inteiro, seus contos foram adaptados para o cinema e o teatro. Além da escrita literária, é imensa a sua produção jornalística.
SHOW MUSICAL: grupo Viver com Yiddish
Aline Silveira (flauta e piano) é professora, pesquisadora e musicista, é Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, onde dirige o Curso de Extensão, e Doutora em Educação pela PUC-Rio, com tese sobre canções de ninar Yiddish. Integra o Grupo Musical Viver com Yiddish, coordena as práticas e o ensino de músicas Yiddish nas oficinas com crianças.
André Novaes (voz) é formado em canto pela UFRJ, onde é professor de música do curso de extensão. Aluno do curso de idioma na língua Yiddish pela PUC-Rio, integra o Grupo Musical Viver com Yiddish.
Bruno Rian (bandolim) é músico, especialista em choro, professor de História e Mestre em Educação pela PUC-Rio, com pesquisa sobre narrativas de netas e netos de descendentes do Holocausto. Conselheiro do Instituto Jacob do Bandolim, é bandolinista no Grupo Musical Viver com Yiddish.
Davi Barbosa (percussão) é músico percussionista da Banda Sinfônica da Marinha e integrante do Grupo Musical Viver com Yiddish, onde é responsável pelos instrumentos de percussão e por arranjos.
Guido Tornaghi (violão) Graduando em Música — Bacharelado em Violão na UNIRIO. Atua principalmente no meio do choro como violonista. Integra o Grupo Musical Viver com Yiddish.
Thais Goulart (voz e violino) é musicista, professora de música do Município do Rio de Janeiro, é Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio, onde escreveu a monografia sobre as oficinas de Yiddish com crianças.
Equipe Técnica:
Miriam Weitzman (Coordenação), Alice Fucs, Carlos André Oighenstein, Marcia Svartman, Maria Clara Vieira Fernandes, Raquel Galdino Sampaio, Sérgio de Oliveira Manso.
Coordenação geral: Sonia Kramer
Endereços:
Cine Teatro Joia, Copacabana — Rio de Janeiro
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680, subsolo
PUC-Rio, Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 225 — Edifício Kennedy, sala K102
Todos os eventos do Festival de Cultura Yiddish contam com acesso por elevador e escada rolante.
Para dúvidas ou mais informações, envie email para vivercomyiddish@gmail.com ou WhatsApp (21) 98561-1712.