Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-escolas

Especialização: 360 horas | Duração: 18 meses

O Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas visa aprofundar os conhecimentos teórico-práticos básicos ao trabalho de concepção, implementação, gestão, supervisão e atuação direta com crianças em creches, pré-escolas, escolas, além de outros espaços e instituições. Tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da educação infantil. A criança, como sujeito histórico, social e cultural – como cidadão -, é o eixo central da proposta.

Link: http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=educacao-infantil&nInst=cce

A Creche e o Trabalho Cotidiano com a Criança de 0 a 3 anos

Extensão: 60 horas

Este curso tem como objetivo discutir as especificidades do trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos, fundamentando práticas que focalizem as dimensões afetivas, sociais e culturais das crianças como centrais no cotidiano das instituições de Educação Infantil; discutir quem é o bebê e a criança pequena e suas implicações no trabalho pedagógico; apresentar alternativas de propostas para o trabalho com crianças pequenas na Creche. O curso aborda a experiência do Instituto Lóczy e os estudos de Emmi Pikler que, ao demonstrar um imenso respeito pela criança desde muito pequena, indica caminhos para pensar os espaços, os tempos, as relações e interações entre criança e adulto na Creche.

Link: http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=a-creche-e-o-trabalho-cotidiano-com-criancas&nInst=cce

CURSOS JÁ DESENVOLVIDOS

Extensão

A Brincadeira, o Cotidiano da Educação Infantil e a Brinquedoteca

Objetivos

  • Promover a reflexão sobre o processo de construção da identidade das crianças de 0 a 6 anos, tendo como eixo privilegiado o brinquedo e a brincadeira.
  • Analisar como se dá a construção de significados na interação das crianças entre si e delas com os adultos.
  • Identificar as diferentes possibilidades de mediação do professor em relação às brincadeiras das crianças.
  • Compreender a especificidade dos espaços sociais da valorização da infância e do direito de brincar – creches, escolas e brinquedotecas.

Arte, Imagem e Inclusão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Objetivo

Contribuir para a formação de profissionais e o aperfeiçoamento de sua atuação no campo da Arte/Educação, com ênfase nas linguagens visuais e na discussão sobre os fundamentos que orientam o processo de ensino-aprendizagem da arte na educação inclusiva.

Convênio

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Secretaria Municipal de Educação (SME-Rio) – 2001 a 2006

A convite da Secretaria Municipal de Educação, foram desenvolvidos cursos de extensão, de 120 horas cada, tendo como público professoras, diretoras, coordenadoras e supervisoras da rede pública municipal, que atuavam em creches, pré-escolas e escolas de 10 Coordenadorias Regionais de Educação.

Cursos desenvolvidos:

  • O cotidiano da educação infantil
  • Gestão da educação infantil
  • A criança e a cultura, as crianças e as culturas
  • As múltiplas linguagens no processo de construção da identidade: propostas de ação nas creches e pré-escolas