No período de 2007 a 2015, foi realizado, com coordenação das professoras Maria Fernanda Rezende Nunes e Sonia Kramer, o “Programa de Formação, Intervenção e Avaliação em Creches Comunitárias na Baixada Fluminense”.

Desenvolvido por professores e alunos da PUC-Rio, teve seu eixo central na formação de professores e na intervenção em creches comunitárias. Nesta experiência, reafirmou-se a importância do processo de formação continuada nas práticas docentes, associado a um movimento de supervisão e acompanhamento, no qual teoria e prática dialogam e se colocam a serviço da práxis educativa.

A formação se deu no âmbito do Curso de Pós-Graduação lato sensu “Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas”, oferecido no Instituto São Bento, Campus da PUC-Rio em Duque de Caxias.

Nesta metodologia, as atividades dos professores comunitários ficaram em evidência na ação, reflexão e transformação do fazer educativo. Tomou-se como ponto de partida o fato de que creches são equipamentos concretos — datados e situados na história de cada lugar — e que, para se projetar a ação educativa, é necessário um modelo flexível e contextualizado. Parte considerável dos saberes pode ser conquistada quando se passa a ter acesso a determinadas práticas sociais e culturais. Receber formação de qualidade e repensar as práticas nas Creches é, nesse sentido, direito das profissionais e das crianças.

O Programa recebeu apoio do Instituto Dynamo.